O chuveiro elétrico ainda é um dos mais utilizados nos lares brasileiros. Apesar de existir o chuveiro a gás, ele não é tão acessível, o que faz com que o chuveiro elétrico seja ainda mais popular, sendo amplamente utilizado.
Confira a seguir todas as vantagens e desvantagens de optar por um chuveiro elétrico!
O que é e quem pode usar um chuveiro elétrico?
O chuveiro elétrico é um tipo de chuveiro que possui peças nas quais a água é aquecida no interior do equipamento. Esse é um dos tipos de chuveiros utilizados no Brasil e em alguns países do continente africano, no restante do mundo, os chuveiros a gás são os mais usados.
Isso porque o chuveiro elétrico é utilizado, normalmente, por quem não possui gás encanado ou outro tipo de aquecimento central. Assim, o chuveiro elétrico é a alternativa mais simples de aquecer a água para o banho.
Qual a principal vantagem de usar um chuveiro elétrico?
Quem opta por utilizar o chuveiro elétrico em casa, usufrui de diversas vantagens, como por exemplo:
Fácil instalação
A instalação do chuveiro elétrico é muito simples, embora o recomendado é que seja feita por um profissional eletricista, para garantir a segurança de quem o utiliza. Normalmente, são feitas apenas as ligações elétricas e a instalação do seu chuveiro.
Água quente ilimitada
Sem dúvidas essa é uma das principais vantagens do chuveiro elétrico. Ao contrário do chuveiro a gás, que é necessário um tempinho para aquecer a água, no elétrico você já tem água aquecida desde o momento que abre o chuveiro. Além disso, não corre o risco da água quente acabar antes do banho.
Durabilidade
Mais uma das vantagens do chuveiro elétrico, é a durabilidade que esse aparelho tem. Hoje é possível ter chuveiros que duram muitos e muitos anos, sem a necessidade de manutenção de tempos e tempos.
Além disso, no caso dos chuveiros que funcionam com resistência, ainda que elas queimem, é possível realizar a troca de forma simples e sem ajuda profissional.
Desvantagens em usar um chuveiro elétrico
Apesar de todas as vantagens de optar pelo chuveiro elétrico, ele também possui algumas desvantagens, como por exemplo:
Consumo de energia
Por mais que com o avanço da tecnologia sejam lançados chuveiros mais econômicos, o chuveiro elétrico ainda representa mais de 20% da conta de luz de lares brasileiros. Por isso, ele é responsável por um aumento significativo do gasto de energia.
Não funciona em caso de falta de energia
Por se tratar de um equipamento elétrico, caso haja falta de energia, não será possível ter seu banho quente com o chuveiro elétrico. Isso também é considerado uma desvantagem, principalmente em regiões onde a falta de energia é frequente.
Riscos na instalação
Ainda que a instalação do chuveiro elétrico seja considerada simples e rápida, ela deve ser feita com cuidado por uma pessoa capacitada. Pois quando mal instalado, o chuveiro elétrico oferece riscos não apenas para a rede elétrica, como também para quem o utiliza.
Quais são as principais manutenções que um chuveiro elétrico precisa?
Normalmente, quando bem instalado, o chuveiro elétrico não exige nenhum tipo de manutenção frequente. Porém, é sempre importante estar atento às orientações do fabricante para que o equipamento não sofra com o mau uso.
Além disso, como é um chuveiro elétrico, é necessário observar se existe algum tipo de dano à fiação, cheiro de queimado ou alguma coisa que indique o mau funcionamento do aparelho. Caso perceba algo fora do normal, contacte imediatamente um profissional qualificado.
Não é à toa que o chuveiro elétrico é um dos modelos de chuveiros mais utilizados no país. Apesar de suas desvantagens, muitas vezes ele é a única opção de aparelho disponível na região e proporciona diversas vantagens para quem utiliza.