Ícone do site LK6 Web

Arduino: conheça sua origem, tipos e muito mais!

Arduino conheça sua origem, tipos e muito mais

Venha descobrir conosco mais sobre o arduino uno, este componente eletrônico que revolucionou a maneira de fazer projetos e personalizou o mundo dos produtos eletrônicos de uma vez por todas. 

Mas o que são componentes eletrônicos? Nós responderemos esta e muitas outras perguntas para você! O arduino tem sido um excelente aliado no aprendizado da tecnologia. Saiba o porquê a seguir: 

Descobrindo a origem do arduino 

O arduino pode ser definido, de forma breve, como uma plataforma de computação física desenvolvida para prototipagem. Prototipagem é o nome dado ao procedimento de criação e fabricação de componentes eletronicos, também chamado de protótipos. 

Sua origem remonta ao ano de 2005, a partir do projeto desenvolvido por Massimo Banzi, Tom Igoe, David Cuartielles, Gianluca Martino e David Mellis, do Instituto de Design de Interação Ivrea, na Itália. 

O projeto visava desenvolver um componente eletrônico de fácil operação, destinado à prototipagem realizada por estudantes da área de eletrônica e programação. Essa ferramenta funciona como um microcontrolador programado para realizar determinada operação por meio de comandos de um software ou hardware.

Tipos de arduino

O microcontrolador possui seis tipos: arduino uno, Due, Mega 2560, Esplora, Leonardo e Pro Mini. O tipo uno é o mais comum e utilizado, por ser o mais simples e facilmente operável, além de ter uma variada possibilidade projetiva. 

Dentre todos, o modelo Due é o mais caro, devido a sua maior potência de processamento. O Mega 2560, por sua vez, possui a maior placa e maior possibilidade de conexões, o que o torna o mais indicado para projetos mais difíceis e complexos. 

Esplora, já caído em desuso, possuía sensores integrados que agilizavam o tempo de programação. Já o arduino Leonardo é mais avançado que o arduino Uno, sendo facilmente conectável em qualquer computador por USB, enquanto a Pro Mini tem a vantagem de ser mais barato e apresentar melhor custo-benefício.

Importância do arduino na cultura maker

A cultura maker é caracterizada pela otimização de processos, criatividade, eficiência, sustentabilidade, colaboração, agilidade e outras vantagens. O arduino, sendo um componente eletrônico pedagógico e preciso, veio enriquecer ainda mais essa cultura! Vejamos alguns de seus benefícios: 

Criatividade 

Por ser uma ferramenta multifuncional e de fácil utilização, o arduino possibilita aos programadores um leque de aplicações, desde automação residencial, comando de motores e de equipamentos sonoros, controle de mecanismos de irrigação na agricultura, protótipos robóticos, sistemas operacionais audiovisuais, entre tantas outras funções. 

Com o uso dessa placa, abriu-se um vasto território onde a criatividade tecnológica pode ser empregada.

Colaboração 

Como é feita em open source (ou código livre), ela pode ser replicada e compartilhada com diversas pessoas, criando uma escalabilidade na produção e aprendizados conjuntos, inclusive na criação de novas placas para comercialização, o que universaliza seu uso e diminui seus custos no mercado. 

Sustentabilidade 

Além de ser um excelente meio de aprendizado e um eficiente protagonista no processo criativo, o uso do arduino também colabora com outra característica muito importante na cultura maker: a sustentabilidade. 

A produção de componentes eletronicos como este sempre considera o uso e emprego consciente dos recursos naturais e a responsabilidade social que isso resulta. Além de compartilhar aprendizado, criatividade e colaboração, também compartilha valores essenciais para a sociedade atual. 

Aplicação do arduino nas escolas 

Por seu custo baixo, o microcontrolador tem sido empregado em diversas instituições de ensino como ferramenta de formação de alunos nas áreas de eletrônica e tecnologia; e, pelo seu caráter reprodutivo, possibilita a réplica entre os alunos. 

Com a plataforma, é possível desenvolver habilidades cognitivas e criativas do estudante, prezando por sua autonomia, raciocínio lógico/matemático, capacidade de solucionar problemas e interação social. Apesar de ser mais usado em universidades e em escolas de nível médio até então, o seu uso na educação infantil vem crescendo nos últimos anos. 

Como podemos ver, o arduino constituiu uma verdadeira revolução na maneira de criar, ensinar e produzir equipamentos eletrônicos, além de ser um excelente estímulo à indústria e ao desenvolvimento tecnológico sustentável. 

Embora seja ainda pouco utilizado na educação infantil, o cenário tende a ser favorável nos próximos anos, ampliando ainda mais os benefícios dessa grande invenção do século XXI.

Sair da versão mobile