Uma das maiores dificuldades para quem mora em apartamentos, studios ou casas divididas é o pouco espaço que esses imóveis oferecem, o que dá a sensação de que não é possível inovar ou arriscar na decoração, mas não é verdade. É possível soltar a criatividade mesmo com espaços mais limitados, não significa que você deve abrir mão de plantas de médio porte, espelhos grandes ou mesas de centro, mas é preciso utilizar essas peças de forma estratégica.
Uma decoração inteligente que visa aproveitar todos os centímetros da forma mais harmônica possível também serve para ambientes amplos, pois mesmo um apartamento grande ou uma casa com diversos cômodos podem passar a impressão de pequenos, ou desconfortáveis se não forem decorados com conceitos que equilibram o gosto pessoal do morador do imóvel e o bom aproveitamento dos espaços cedidos.
Nos tópicos abaixo, há três importantes dicas para quem deseja aproveitar pequenos espaços, pode ser reformando um cômodo ou transformando-o em algo novo, por exemplo, sala de jogos, biblioteca ou adega.
Pinturas
Um grande truque para quem quer trazer a sensação de expansão para os ambientes é o uso de tintas claras, principalmente o uso do branco. A tinta branca é muito utilizada em tetos, mas pode ganhar destaque em uma parede, por exemplo, se uma parede em frente a porta de entrada do cômodo for branca, há a sensação de expansão, mas se uma parede lateral a porta for branca, a sensação será de profundidade.
Para quem quer fugir do branco, pode apostar em outras tonalidades como bege e cinza, mas, nesse caso, o bege sempre vai trazer mais a sensação de expansão, enquanto o cinza vai trabalhar com a profundidade dos ambientes. Em relação à cor cinza, é necessário tomar alguns cuidados, pois se tiver muitos objetos de tons escuros no cômodo, então a sensação de profundidade vai deixar de existir e vai passar a sensação de um espaço mais tenso e às vezes desconfortável.
Por isso, é importante casar os objetos curingas de um cômodo com a tintura. No caso da sala de estar, os objetos curingas são o sofá e a prateleira, mas quando nos referimos aos quartos, então os objetos curingas são a cama e o guarda-roupas. É preciso ter um diálogo entre as cores dos móveis e do resto da casa, para que a harmonia prevaleça.
Um bom exemplo de harmonia são cômodos pintados em bege que tem objetos curingas em tom de madeira natural. O marrom amadeirado complementa o bege, trazendo profundidade para uma cor que traz expansão para os ambientes.
Pisos
Os pisos são os maiores responsáveis por integrar os ambientes, uma boa opção para quem quer trazer a sensação de espaço mais amplo é utilizar o mesmo piso para todos os cômodos da casa, isso quebra a idealização de que são lugares diferentes e partes separadas da casa, o que não é verdade, pois todos os cômodos pertencem ao imóvel e devem ter um tipo de integração.
Uma opção de piso que pode combinar com todos os cômodos é o de madeira, até mesmo para cozinha, mas para quem não quer arriscar com piso amadeirado na cozinha, então pode comprar um porcelanato que imita madeira, de preferência um do mesmo tom do piso de madeira natural do resto da casa.
Outra opção é a utilização de um carpete de linho cru, pois além de ter uma tonalidade mais clara, também pode ser usado em todos os cômodos da casa, mas mais uma vez, para quem não quer usar carpete na cozinha, pode optar por um porcelanato que imita a mesma tonalidade do carpete.
Objetos
É possível usar objetos de grande e médio porte mesmo em espaços pequenos, mas desde que seja de forma equilibrada. Podemos utilizar como exemplo uma sala de estar pequena. É possível ter um espelho que tem apoio no chão ou uma planta costela-de-adão, mas é preciso optar por um deles, pois a utilização de ambos em um único espaço limitado vai trazer a sensação de desconforto e de que a sala é menor do que realmente é.
Não devemos misturar dois ou três objetos grandes em um mesmo espaço, ainda mais se for muito limitado e o morador está desejando aproveitar cada centímetro do lugar. Outro exemplo são as mesas de centro na sala, elas podem ser utilizadas, mas as plantas de médio porte devem ser trocadas pelas de pequeno porte e os espelhos de apoio ao chão devem ser trocados por espelhos de parede.