O marketing é a área responsável por tornar a empresa atrativa ao público e gerar valor, de modo que haja engajamento e fidelização. Para isso, são necessárias algumas estratégias, como a criação de persona.
A construção de marca é algo altamente relevante para as empresas, aliás, estar atento para o tipo de posicionamento de uma marca perante o mercado e o público auxilia os times comerciais a terem melhores oportunidades de vendas.
Mas, para trabalhar no posicionamento de marca, é crucial humanizar os processos de uma franquia manipulação veterinária. Tal ponto é válido tanto para a melhoria do atendimento ao cliente, quanto para o plano de ação estratégico.
Em outras palavras, isso quer dizer que deve-se dispor dos diferentes recursos presentes na modalidade do marketing para garantir que a marca e empresa atinjam com sucesso o cliente que se busca.
A persona é a estratégia vigente no escopo do marketing que permite a estruturação de uma imagem diante do público, podendo direcionar uma série de ações a partir da personificação organizacional.
O que é uma persona?
A persona é caracterizada pela personificação fictícia de uma marca ou do perfil de um cliente ideal. Para as empresas, a persona é um meio de humanizar o relacionamento com o público, gerando sinergia.
Durante o processo de venda para a instalação de papel de parede para sala fundo de tv, os vendedores têm a responsabilidade de criar conexão com os clientes. Esse é o caminho para obter maiores oportunidades de negócio.
Indo ao encontro da fala de especialistas na divisão de negócios, as vendas são a manifestação recíproca do desejo em alinhar interesses entre duas ou mais partes. No entanto, tal manifestação não acontece de forma linear.
Tendo em vista os impactos das movimentações na economia e no comportamento dos consumidores, os vendedores e demais profissionais atuantes da área comercial devem dispor de métodos adicionais para gerar negócio.
O marketing consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que as empresas tomem ações para atrair e reter o engajamento do público. Em conformidade, a persona é a técnica que visa humanizar as ações de marketing.
Persona e público-alvo: conheça as diferenças
O marketing é uma área que vem evoluindo ao longo dos anos, como um resultado direto do apelo feito por empresas e pelas pessoas acerca das transformações organizacionais e de comportamento.
Se antes as ações de marketing exigiam somente a distribuição de panfletos para possibilitar o fechamento do serviço de limpeza de cortina de ar, por exemplo, atualmente, a demanda é que as empresas contem com novas técnicas.
Além disso, a elaboração de um plano de ação estratégico é fundamental para garantir que as ações tomadas atinjam o resultado esperado. Para isso, é crucial o mapeamento de alguns indicadores, como:
- Perfil das pessoas a serem contatadas;
- Comportamento de compradores em potencial;
- Canais de comunicação;
- Objetivos gerais e específicos.
Esses são alguns dos principais pontos analisados no momento de desenvolver uma estratégia. Entretanto, é importante que as equipes tenham em mente as diferenças entre persona e público-alvo.
A persona é a personalização fictícia de uma marca ou do perfil do cliente ideal. Desse modo, a definição de uma persona requer o entendimento do perfil dos clientes e o comportamento destes em um grupo de pessoas.
Já o público-alvo aponta diretamente para um conjunto de pessoas com características em comum, as quais são de interesse de uma empresa. Isto é, um grupo de pessoas presentes em um nicho específico.
Neste sentido, a criação de uma persona está relacionada com a definição do perfil ideal, tanto de clientes, quanto de empresas em um nicho específico.
Entenda como a persona pode ajudar sua empresa
Após o entendimento do significado conceitual de persona, bem como diferenciar da definição de público-alvo, é momento de saber a relevância de tal técnica para as estratégias organizacionais.
Cabe enfatizar que, assim como as demais estratégias de marketing, a criação de personas é algo que pode ser replicado nas mais diversas frentes de atuação e portes.
Todavia, é fundamental que as empresas estejam atentas para as particularidades de questões internas e externas, a fim de que os mecanismos adotados façam sentido para as etapas de negociação do serviço de limpeza de estofados de carros.
Logo, pode-se afirmar que a persona é um recurso que permite que as empresas atinjam com maior assertividade o público-alvo, mas, para que isso seja possível, é indispensável realizar a segmentação.
Saiba como criar uma persona
Por ser uma área em pleno desenvolvimento no Brasil, é comum que os empresários e gestores sintam dificuldade para observar o efetivo processo de criação, de modo que o recurso criado gere resultados.
Aliás, em conformidade com uma observação que pode ser feita pelo gestor de uma fabricante de descartáveis atacado, o marketing e as estratégias vigentes no tema são uma novidade para grande parte das empresas brasileiras, principalmente as PMEs.
As pequenas e médias empresas são aquelas cujo funcionamento se dá inteiramente de forma autônoma, isto é, com a ausência do investimento do capital de terceiros. Dado o cenário, entende-se que estas tem alguns desafios.
O controle do fluxo de caixa é a principal preocupação das PMEs, por isso, o intuito é diminuir os riscos e prejuízos o máximo possível.
A implementação de novas estratégias e soluções não é uma tarefa fácil nas corporações brasileiras, mas é importante não só destacar os benefícios da criação de persona, como também detalhar seu funcionamento na prática.
1. Conheça o seu público-alvo
O ponto crucial na criação de qualquer plano estratégico é o planejamento, já que, por intermédio deste, as equipes podem ter a visibilidade necessária para propor soluções.
Em adição, com um planejamento elaborado corretamente, pode-se obter exatidão nas metas comerciais delegadas para o fechamento de envidraçamento de sacada automatizado, garantindo que sejam tangíveis.
Contextualizando com o escopo de elaboração de persona, é crucial que seja realizado um planejamento prévio com a análise de indicadores relevantes para o suprimento das demandas internas e externas.
Com isso, a criação de persona com a finalidade de aproximar marcas e pessoas deve ser antecedida por um planejamento voltado ao mapeamento do público-alvo.
2. Faça perguntas ao cliente ideal
O segundo ponto de atenção no desenvolvimento de uma persona é o perfil e comportamento do cliente buscado. É ele que dará as diretrizes para a determinação das características que a persona deve ter.
Ao analisar o processo de comercialização de etiqueta auto adesiva personalizada, pode-se notar que os vendedores fazem uma análise do perfil do cliente, detalhando seus objetivos e demais características relevantes para fins comerciais.
Do mesmo modo deve ocorrer a definição das estratégias organizacionais, ou seja, para efetivamente criar uma persona que possa atingir o público, o ideal é compreender o cliente, fazendo perguntas sobre suas dores e problemas.
Logo, após os questionamentos feitos ao cliente ideal, as marcas podem dar seguimento ao processo de definição da persona de maneira adequada.
3. Mapeie e analise os dados
Uma característica comum nas estratégias de marketing é que essas precisam ter o respaldo analítico, o que é possível a partir da análise e mapeamento de dados qualitativos e quantitativos.
É isso o que fornece a garantia necessária de que o plano de ação tomado para alavancar as taxas de conversão do serviço de recarga de extintor CO2 façam sentido com o operacional no dia a dia.
Não obstante, é por intermédio do levantamento e análise de dados que as equipes conseguem ter a visibilidade ideal para a identificação de possíveis obstáculos e imprevistos.
4. Estruture a personalização
Uma vez percorridos os processos de levantamento de informação, análise e um estudo de público e comportamento de clientes, deve-se estruturar as estratégias.
Neste ponto, é importante ressaltar que o uso dos veículos de comunicação adequados, bem como a utilização de uma linguagem que faz sentido ao público-alvo é indispensável.
Com isso, pode-se afirmar que, durante a etapa de estruturação da persona, é crucial expor os dados obtidos sobre as particularidades internas e externas da marca.
5. Compartilhe com a equipe
A recomendação é que a construção das estratégias aconteça com o alinhamento de perspectivas entre gestores e equipes, já que as últimas têm maior contato com o operacional corriqueiro das marcas.
Entretanto, não se deve desconsiderar que o processo de decisão de planos estratégicos nas empresas, em suma, acontece de maneira hierárquica. Ou seja, as decisões são tomadas pela liderança e depois repassadas aos colaboradores.
Por isso, é esperado que as diretrizes definidas no plano de ação para a criação de persona sejam demonstrados aos times, com o intuito de alinhar o entendimento processual nas empresas e contribuir para o sucesso organizacional.
Considerações finais
As estratégias de marketing são cruciais para o estabelecimento de conexões entre marcas e pessoas, conferindo uma série de ações com a finalidade de atrair atenção e gerar engajamento.
Por fim, pode-se concluir que a criação de persona é a técnica que agrega valor para uma marca e naquilo que ela está oferecendo ao público, aumentando as oportunidades de negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.