O marketing digital é uma ferramenta importante nos negócios, que ajuda no relacionamento com os clientes, aumento de oportunidades, impulsionamento nas vendas e fortalece a marca. O Inbound Marketing é uma técnica utilizada para criar estratégias que contribuem para o sucesso dos negócios.
Isto posto, conhecer o conceito de inbound marketing, os benefícios e como implementá-lo no seu negócio é um jeito de conseguir excelentes resultados com o decorrer do tempo.
O que é inbound marketing?
Inbound marketing, em português, marketing de atração consiste em utilizar técnicas para atração e fidelização das personas (representação ideal do cliente).
Basicamente são os usuários que procuram a marca por vontade própria e não o dono do negócio que a oferece..
Nesta estratégia, existem três pilares importantes que são: marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization) e as mídias sociais.
O marketing de conteúdo é focado na produção de conteúdo com informações que despertam o interesse dos leitores em se tornar um lead (potencial cliente).
No SEO, os profissionais utilizam técnicas para que o conteúdo desenvolvido ocupe as primeiras posições nos resultados de buscas. Este é um trabalho a longo prazo, mas gera resultados interessantes, principalmente quando se trata de tráfego orgânico.
Já as mídias sociais são uma excelente maneira de criar e envolver uma aproximação com os futuros clientes. Permite um rápido compartilhamento fácil e eficiente dos conteúdos comparado a outros canais, além de ter uma grande quantidade de usuários.
Como aplicar na prática o inbound marketing?
É possível colocar as estratégias de inbound marketing em prática, mas é essencial um planejamento que considere os objetivos e metas que deseja conquistar, porque assim será mais fácil aplicar os recursos e técnicas necessárias para o sucesso do seu negócio.
As estratégias de inbound marketing combinam muito a automação de marketing e produção de conteúdo, além de contar com uma metodologia baseada em etapas que são:
Atrair o tráfego
Para aumentar o tráfego do seu site é necessário investir na produção de conteúdo relevante para que assim possa atrair novos leads.
É importante mostrar aos usuários que o seu negócio pode oferecer soluções para os problemas que eles têm ou ainda não sabem que tem.
Conversão
Na fase de conversão, os usuários passam suas informações em troca de conteúdos ricos e assim transformando os visitantes em leads de qualificação.
Para este processo, os profissionais podem utilizar CTA (Call to Action), ou traduzido “ chamadas de ação”, newsletter, landing pages, formulários, entre outros. Os materiais que podem ser oferecido ao público são:
- E-books;
- Podcasts;
- Vídeos;
- Consultorias;
- Manuais.
Estes são apenas alguns exemplos dos diversos materiais que podem ser distribuídos ao público em troca de informações de contato.
Fechamento
Com os leads convertidos e qualificados, os profissionais conseguem identificar com mais facilidade as oportunidades que cada um dos leads podem proporcionar ao negócio.
O uso de ferramentas de e-mail marketing, por exemplo, são muito importantes para todo o processo do inbound marketing.
Nessa etapa começa o relacionamento com o cliente. Há situações em que o processo de venda acontece no site da empresa naturalmente, mas há situações em que o vendedor entra em contato com o cliente para fechar o negócio.
Encantamento
O lead ao se transformar em cliente e realizar a compra não significa que o trabalho da empresa terminou. Após a venda é preciso encantar o consumidor para que ele continue dando preferência ao seu negócio.
Isto é possível, graças a um pós-venda diferenciado, que promove uma experiência única para o cliente. Deste modo, investir em um atendimento de qualidade é fundamental para que as experiências sejam positivas.
É importante ter um site responsivo e bem estruturado para se adaptar a diferentes dispositivos móveis, porque isso ajuda as pessoas a acessarem os seus conteúdos, independente do formato de tela.
O inbound marketing pode ser aplicado no seu negócio, mas para isso é necessário utilizar algumas ferramentas como: análise de métricas, SEO, automação de marketing, entre outras.
Vantagens do inbound marketing
Independente dos objetivos do seu negócio, os investimentos em inbound marketing podem ajudar a conquistá-los e pode proporcionar as seguintes vantagens:
- Informa e educa a audiência;
- Excelente custo-benefício;
- Fidelização dos clientes;
- Aumenta a força a sua marca;
- Segmentação das ações;
- Melhora a comunicação com os públicos de interesse;
- Aumenta as oportunidades de boas vendas.
Portanto, os investimentos em inbound marketing podem ser muito interessantes e positivos para conseguir melhorar as vendas, fortalecer a base de clientes e tornar a sua marca uma autoridade no mercado e no nicho de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você encontra todas as plataformas que sua empresa precisa e pode entender muito mais sobre o marketing em um só lugar.