Ícone do site LK6 Web

9 equipamentos que todo construtor civil precisa ter

O que seria do construtor civil sem as ferramentas, não é mesmo? As tarefas sem elas demandaria muito tempo e esforço. Por isso, para mais otimização, agilidade e produtividade, ter os equipamentos adequados à disposição facilita a vida de todo construtor, trazendo mais segurança e qualidade nos resultados. 

No mercado, constantemente surgem novos produtos para auxiliar a realização de um serviço com facilidade. Atualmente, existem diversos modelos de escadas para garantir a limpeza de lugares altos, pequenos reparos, troca de lâmpadas, pinturas e muito mais. Entre elas, podemos citar:

Mas, afinal, quais são os outros equipamentos que todo construtor civil deve ter em sua mala de ferramentas? Descubra a seguir!

9 ferramentas indispensáveis a todo construtor civil

Não adianta: se vai iniciar uma obra, o negócio é investir em ferramentas, pois elas facilitam muito a execução do serviço. Além de otimizar o tempo gasto com cada atividade, deixam um excelente acabamento. Por essa razão, nunca é perda de dinheiro comprar aquele equipamento que vai facilitar a sua vida.

1. Alicate

Os alicates são manuais e úteis para desempenhar diversas funções. Imagina ter que cortar um arame na tesoura ou na mão, é quase impossível, e ainda há o risco de cortar as mãos. Por isso, eles são necessários para fazer cortes, prender peças, fios, entre outros. Existem tipos como:

2. Betoneira

Se tem um equipamento que vai agilizar sua obra é a betoneira. Elas servem para virar massa, ajudando em todo o trabalho para preparar as massas. Além disso, o concreto fica mais homogêneo. No mundo da  construção, foi desenvolvida a versão elétrica com voltagem de 220V e 380V e as movidas a óleo diesel. Ambas podem ter a variação da capacidade entre 150 e 600 litros.

3. Andaime

Para trabalhos feitos em alturas, os andaimes são os mais recomendados, pois a utilização deles na obra traz mais segurança. São usados para rebocar paredes, colocar telhados e assentar janelas. Enfim, tarefas realizadas na parte mais alta da construção. Eles devem estar dentro das normas de segurança, assim como as outras partes que o compõem, como guarda-corpo, escada, piso, sapatas e rodízios. 

4. Furadeiras

Seja o mestre de obras, seja um ajudante, as furadeiras estão sempre nas mãos deles. Elas são tão necessárias que até para serviços domésticos estão presentes. Elas são acompanhadas por brocas que possuem diâmetros diferentes daquelas utilizadas para a perfuração de qualquer tipo de material. No entanto, para superfícies mais resistentes como o concreto a mais apropriada é a furadeira de impacto.

5. Ferramenta de cortes

Outras ferramentas que auxiliam no corte dos materiais, sendo possível cortar diferentes tamanhos e tipos de materiais, são:

6. Medidor de nível

Para assentar pisos, cerâmicas e levantar paredes alinhadas, o medidor de nível é um equipamento primordial. Com a criação dos níveis a laser, é possível obter rapidamente a precisão exata do nível correto, tornando desnecessário o uso dos manuais que demandam tempo, como os prumos e mangueiras.

7. Martelete e martelo 

Como para tudo houve modernização, com os martelos não foi diferente. Hoje em dia, foram fabricados materiais elétricos ou pneumáticos que chegaram com tudo, substituindo o tradicional. A vantagem que oferecem aos trabalhadores é sensacional, pois conseguem reduzir o esforço físico gasto e ainda trazem mais conforto, segurança e produtividade na hora da construção. Apresentam variedades de modelos, como martelo demolidor, martelete perfurador e martelete rompedor.

8. Esmerilhadeira

Essas ferramentas possuem multifunções. Podem ser empregadas para esmerilhar, lixar, cortar rebarbas e dar acabamento no geral. As esmerilhadeira substituem as etapas manuais, contribuindo para a otimização da obra.

9. Lixadeira

As lixadeiras proporcionam uma facilidade na hora de lixar alguma superfície, além de poupar o esforço físico que o construtor precisaria fazer se fosse manuais. Com elas podemos lixar madeira, concreto, massa corrida e outros. Há modelos como lixadeira orbital, de cinta, de palma, angular etc. Além de possuir lixas com diferentes tamanhos, algumas podem ser adaptadas para aspiradores de pó.

Sair da versão mobile