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6 habilidades de marketing para aprendizagem e desenvolvimento

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Habilidades de marketing para aprendizado e desenvolvimento: Felizes para sempre!

Há muitas coisas comuns entre P&D (Planning & Development) e Marketing. Ambos os departamentos estão envolvidos na comunicação com o objetivo de mudar o comportamento das pessoas. Existem vários outros aspectos comuns onde os dois se sobrepõem e é por isso que eles podem fazer maravilhas se derem as mãos.

Em um cenário corporativo em rápida evolução, L&D (Learning & Development) enfrenta uma série de desafios – desde a criação de site profissional com conteúdo forte, atualizado e consistente que interessa aos alunos e atinja os objetivos de negócios até justificar o ROI e muito mais! Os profissionais de aprendizagem também costumam ter um dilema sobre como incentivar os funcionários a realmente permanecerem envolvidos com o aprendizado. De certa forma, essa questão está em algum lugar da alçada do Marketing, porque são eles que desenvolvem estratégias para convencer as pessoas a ‘comprar’ algo. Para fazer isso, o Marketing está constantemente adotando modelos mais novos para atender às necessidades dos clientes de acordo com a tecnologia em constante mudança e as expectativas do usuário.

Com uma legião de elementos comuns entre L&D e Marketing, não ajudaria se as duas funções trabalhassem em conjunto e tirassem uma folha ou duas dos livros uma da outra?

Aqui estão algumas coisas que L&D pode aprender com o Marketing (Em especial o “Google Marketing” aplicado por boas Consultorias SEO e Agência de Link Building) e os dois podem viver juntos e felizes para sempre:

1. Criação de uma ‘marca’

É um eufemismo dizer que ‘Marca’ é um elemento importante do Marketing. A marca é a base de grande parte das atividades do departamento de Marketing. E porque não, considerar uma ‘Marca’ é o que cria uma imagem, gera uma recordação instantânea e fala de uma singularidade ao mesmo tempo que cria diferenciação. Assim, assim como o marketing se esforça para criar uma marca para uma organização / produto / serviço, a L&D também pode criar uma marca para si mesma e nutri-la constantemente.

Como uma marca pode ajudar a L&D? Ele funciona trazendo consistência em cada peça de comunicação que a L&D fornece aos funcionários, clientes e todas as outras partes interessadas. Ajuda a construir confiança e fazer as pessoas entenderem o que esperar de P&D, independentemente do canal de comunicação. Uma marca traz contexto e credibilidade em iniciativas de L&D, de forma que os funcionários comecem a vê-las como soluções impactantes e funcionais.

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2. Compreender o público-alvo

A pesquisa de público é uma das etapas principais em Marketing para conhecer melhor o público-alvo e, consequentemente, criar estratégias para atendê-lo. Também em Aprendizagem e Desenvolvimento, o conteúdo deve ser essencialmente centrado no aluno. Mas como pode ser centrado no sistema enxuto, a menos que haja uma ideia clara de quem são os alunos e como são seus perfis?

A menos que haja um know-how claro do público (usuários / alunos no contexto de L&D), as iniciativas de L&D acabarão tendo uma abordagem de ‘empurrar’ em vez de ‘puxar’. Assim como o conceito de estudo de público em Marketing, L&D também tem que gastar tempo suficiente para definir quem são os alunos, a que grupos de idade eles pertencem, quais são suas nacionalidades e gêneros, onde estão localizados geograficamente, se são permanentes / trabalho ou contrato trabalhadores, como eles vão consumir os dados, quais são seus interesses fora do trabalho, etc.

3. Projetando campanhas poderosas

Campanhas são um dos mais importantes conjuntos de ferramentas de Marketing para atingir objetivos. Eles não servem apenas ao seu propósito de se comunicar com o público-alvo e adquirir (novos) clientes, mas, ao seguir um tema consistente e uma abordagem segregada no tempo em vários canais / mídia, eles entram em contato com o mercado em intervalos regulares enquanto distribuem diferentes mensagens-chave (acionáveis). Resumindo, as campanhas ajudam a romper a confusão e, ao mesmo tempo, ajudam a empresa a conseguir promoção.

Uma boa correlação disso é com alguns conceitos da teoria de aprendizagem de aprendizagem espaçada e prática de recuperação, em que pedaços pequenos de aprendizagem são espaçados ao longo do tempo e ligados entre si com um objetivo comum. Tudo isso quando agrupado em imagens boas (e consistentes) e forte narrativa é a receita perfeita para uma campanha no contexto de aprendizagem.

4. Entrega de mensagens claras, concisas e criativas

Um dos alicerces do Marketing é a eficiência na comunicação das mensagens – função essencialmente importante que ajuda a fortalecer o valor da Marca. Os departamentos de marketing são especialistas em criar mensagens curtas e criativas, concisas e que aumentam o apelo visual. A L&D pode aprender algumas lições sobre isso com o Marketing sobre como projetar esse tipo de mensagem.

5. Engajar as pessoas em vez de ‘compeli-las’

O marketing frequentemente se destaca pelo fato de ser conhecido por declarar claramente as características e benefícios de um produto, o que é uma boa maneira de envolver as pessoas. As pessoas têm uma ideia clara do que podem ganhar com o uso do produto e, portanto, podem tomar uma decisão informada se desejam aceitá-lo ou não. L&D às vezes ainda está preso à abordagem de ‘push’ com seus treinamentos de conformidade obrigatórios (que muitas vezes vêm com um prazo), que pode criar uma imagem negativa na mente dos alunos.

Seria melhor se a L&D pudesse adotar o modelo de Marketing, implementando um programa de treinamento com um WIIFM (What’s In It For Me) claramente definido, listando seus recursos, informando onde ele pode ser acessado (de preferência a qualquer hora, em qualquer lugar, no ir) e garantindo que está em pedaços pequenos que são fáceis de consumir. Essa abordagem ‘puxada’ poderia funcionar muito melhor do que a abordagem obrigatória.

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6. Analisando como se destacar do grupo

Houve um tempo em que o aprendizado acontecia principalmente dentro das organizações, por meio de iniciativas de treinamento organizadas por L&D. Esses dias estão muito atrasados ​​porque com tantas informações (muitas delas gratuitas) disponíveis online, agora é possível que os funcionários se dediquem a aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. Mesmo para questões relacionadas ao trabalho, a maioria acessa informações fora do que é fornecido pela organização.

Então, é ainda mais necessário que a L&D pense com uma mentalidade de Marketing sobre como cortar o ruído. Com tantas informações disputando o tempo e a atenção de seus alunos, como a L&D pode garantir que eles se destacam da concorrência? Além disso, se L&D tiver que evitar a obrigatoriedade de treinamentos, é ainda mais essencial mostrar aos alunos por que eles precisam fazer parte de uma iniciativa de aprendizagem específica e como isso é bom para eles.

Conclusão

No final das contas, L&D é uma das verticais mais importantes em uma empresa porque são diretamente responsáveis ​​por qualificar funcionários que são os ativos de uma empresa. Naturalmente, então, o departamento merece um excelente marketing. Então por que não ter L&D e Marketing trabalhando juntos para alcançar alguns resultados esplêndidos. Com certeza seria uma união feliz para a empresa!

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