A administração é uma área bastante abrangente, que pode ser dividida em 10 grandes áreas de atuação.
Cada uma dessas áreas possui um perfil de profissional bem definido, com competências e habilidades específicas.
Neste artigo, vamos apresentar esses perfis e mostrar quais são as principais atividades desenvolvidas por cada um deles.
Acompanhe!
Aproveite e veja também: Auxiliar administrativo, onde pode atuar um?
Perfil do profissional da área de administração
A área de administração tem diversas especializações que exigem profissionais com diferentes perfis.
Pode-se afirmar que o administrador é um profissional versátil e multifacetado, que conhece sobre gestão empresarial, contabilidade, finanças e até direito.
O administrador deve conhecer os princípios básicos de economia e se manter atualizado sobre as tendências do mercado.
Além disso, é importante que ele tenha boa capacidade de gestão do tempo, boas habilidades de comunicação e liderança.
O profissional da área de administração também precisa ser detalhista, criativo, resolver problemas de forma independente e ter senso de responsabilidade.
No mundo dos negócios, é importante que o administrador tenha boa capacidade de tomar decisões e precisão nos cálculos.
Além disso, ele também precisa ter boas habilidades de análise e síntese.
O administrador precisa conhecer as ferramentas informáticas básicas, como programas de planilhas eletrônicas, edição de textos e apresentações.
O administrador tem um papel importante na tomada de decisões da empresa.
Isso porque é ele quem apresenta as melhores opções para cada situação e faz análises sobre os impactos das decisões.
Por isso, é importante que o administrador seja consciente da responsabilidade que tem na empresa.
Ele também precisa entender como a empresa funciona e qual a relação entre os setores internos e externos.
Além de todas as habilidades descritas acima, o administrador também precisa ter boa capacidade de trabalho em equipe.
É importante que ele saiba liderar e motivar os seus colegas para alcançar os objetivos da empresa.
Uma boa capacidade de trabalho em equipe é essencial para o sucesso do administrador e, consequentemente, da empresa.
10 áreas de atuação na administração
Agora que você conhece o perfil do profissional da área de administração, separamos 10 áreas de atuação para você conhecer mais sobre o assunto:
#1 Gestão Financeira
A área da gestão financeira cuida da administração e gestão de recursos financeiros, como fluxo de caixa, investimentos, empréstimos e outras operações.
O administrador financeiro é responsável por identificar oportunidades de investimento e evitar riscos.
Além disso, ele também desenvolve estratégias para gerar receitas e reduzir custos, além de acompanhar os indicadores financeiros da empresa.
#2 Recursos humanos
O administrador de recursos humanos é responsável por gerenciar os processos relacionados à contratação, treinamento e desenvolvimento dos funcionários.
Além disso, ele também está envolvido na gestão de benefícios, promoção de cultura organizacional e desenvolvimento de programas de incentivos.
O administrador de recursos humanos também é responsável por identificar oportunidades para o crescimento, desenvolvimento e motivação dos funcionários.
#3 Logística
A área da logística é responsável por gerenciar todos os processos relacionados à entrega de produtos ou serviços.
O administrador da logística é responsável por planejar, organizar e controlar o transporte dos bens.
Além de gerenciar os armazéns e certificar que a entrega seja feita de maneira adequada bem como gerir todo o fluxo produtivo e a roteirização de uma empresa.
O profissional da logística também precisa ter conhecimentos sobre leis trabalhistas, regulamentos de transporte e outras legislações.
#4 Comércio Exterior
O administrador de comércio exterior é responsável por gerenciar todas as operações de importação e exportação da empresa.
Ele também precisa entender sobre tarifas, câmbio, direitos aduaneiros, alfândega e outras legislações.
Além disso, é importante que o profissional de comércio exterior conheça as mercadorias.
Para orientar os clientes sobre os procedimentos necessários para exportação ou importação dos produtos.
#5 Auditoria
A auditoria é responsável por avaliar se as operações estão sendo realizadas de acordo com as normas internas da empresa e a legislação.
O administrador que atua nessa área desenvolve relatórios para que os gestores tomem as melhores decisões com base nos resultados obtidos.
O administrador de auditoria também auxilia na identificação e correção de problemas, bem como na detecção precoce de fraudes.
#6 Consultoria
A consultoria é responsável por fornecer serviços de assessoria para as empresas na área de administração.
O administrador de consultoria precisa ter conhecimento sobre várias áreas, como gestão financeira, recursos humanos, comércio exterior e outras.
Esse profissional precisa ter conhecimento sobre processos de negociação para conseguir as melhores condições para os seus clientes.
Um exemplo dessa atuação é a consultoria e gestão pública, responsável por encontrar soluções sustentáveis aos desafios do mercado e demandas da sociedade.
#7 Vendas
A área de vendas é responsável por desenvolver estratégias para promover a empresa, gerenciar o relacionamento com os clientes e vender produtos ou serviços.
O administrador da área precisa ter conhecimento sobre o mercado, identificar oportunidades de vendas e desenvolver boas relações com os clientes.
Além disso, ele também é responsável por gerenciar a equipe de vendedores e treiná-los para aumentar o nível de vendas da empresa.
#8 Relacionamento com o cliente
A área de relacionamento com o cliente é responsável por gerenciar as interações entre a empresa e os seus clientes.
O administrador da área precisa identificar as necessidades dos consumidores, desenvolver estratégias para melhorar a experiência do cliente e superar as expectativas.
Ele também precisa gerenciar os processos de retenção de clientes, manter boas relações com os consumidores e desenvolver campanhas de fidelização.
É importante que o profissional também tenha conhecimento sobre estratégias de marketing para aumentar as vendas da empresa.
#9 Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é responsável por coletar e analisar dados para auxiliar nas decisões estratégicas da empresa.
O administrador do setor precisa conhecer a fundo o público-alvo, monitorar os níveis de concorrência e identificar o melhor momento para lançar novos produtos.
É necessário desenvolver estratégias de marketing, realizar pesquisas com consumidores para entender as suas necessidades e avaliar a eficácia das campanhas publicitárias.
Além disso, é fundamental que o profissional saiba utilizar ferramentas de análise estatística para coletar os dados corretos.
#10 Carreira acadêmica
Por fim, o administrador pode seguir carreira acadêmica como professor ou pesquisador.
Nesse caso, o profissional precisa ter conhecimentos em diversas áreas da administração para auxiliar os alunos na compreensão dos temas abordados.
Também é necessário preparar planos de aula e exames.
Esse profissional deve desenvolver pesquisas acadêmicas para o avanço do conhecimento nessa área e participar em congressos internacionais para divulgar os resultados obtidos.
Além da carreira acadêmica, o profissional também pode atuar como consultor para empresas e governos.
Então, esses são os principais campos de atuação do administrador.
Por meio desse artigo, você pôde conhecer melhor as possibilidades de carreira para quem está ingressando na área.
É importante lembrar que o sucesso profissional depende do empenho e dedicação para cada campo escolhido.
Até a próxima!